Patricia-arquivo-pessoal-menorRGBSou graduada em Design Gráfico pela UNESA [2007] e pós-graduada em Editoração – O Mercado do Livro pela UCAM [2013]. Com o objetivo de entender melhor o processo de criação de textos dos livros infantis e juvenis, cursei a Oficina de Literatura Infantil e Juvenil: Leitura e produção de texto na PUC-RJ [2013], entre tantas outras atividades e oficinas relacionadas.

Perambulei por outras áreas, mas foi na literatura infantil e juvenil, quanto trabalhei oito anos na Zit Editora, que me encontrei. Desde 1996 atuo como Designer Editorial, Diretora de Arte e Produtora Gráfica em publicações, projetos, releituras e eventos. Estou sempre envolvida nas decisões de viabilidade econômica, tiragem e qualidade técnica de publicações, tais como: preparação de projetos, revisão de provas, legibilidade, programação visual, produção gráfica e editoração eletrônica. Tenho sete livros publicados como ilustradora e três no prelo.

Associada a AEILIJ – Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil – desde 2009, passei a coordenar a área de comunicação em 2015.

Em 2014, comecei a desenvolver minhas atividades em casa, onde montei um pequeno estúdio. Além disso, mantenho com um sócio, um pequeno selo de publicações independentes, a Tytyvyllus Publicações.

Em 2015, tive a felicidade de saber que o livro Longe, tão perto — escrito por Luis Dill, com ilustrações e projeto gráfico feitos por mim, foi selecionado para compor o catálogo de Bolonha 2015, além de ter recebido, no mesmo ano, o Selo Altamente Recomendável pela FNLIJ.

Em 2016, fui uma dos 30 autores convidados pelo professor Leonardo Tonus para participar da Le Printemps Littéraire Brésilien 2016 em Paris.

Para conhecer melhor meu trabalho, navegue pelo site www.patriciamelo.net.

Você também poderá entrar em contato pelo e-mail patricia@patriciamelo.net ou através da minha página no Facebook.